A tecnologia de impressão 3D está revolucionando a indústria. As aplicações potenciais são infinitas, com avanços particularmente promissores nos campos médico e odontológico. A ABO-PR promoveu, no dia 13 de agosto, a live “Implantes Dentais por Manufatura Aditiva-3D”, com os Cirurgiões-Dentistas Samy Tunchel e Marcos Rogério Pupo.
Anfitrião por parte da ABO-PR, Pupo entrevistou Tunchel, sócio da Plenum Bioengenharia, fábrica de implantes e biomateriais instalada em Jundiaí (SP) e primeira empresa a ser homologada para produzir substitutos ósseos pelo processo de manufatura aditiva (termo usado na indústria para se referir à criação em 3D).
Lançada em outubro do ano passado, a Plenum é a concretização de 13 anos de pesquisas e desenvolvimento tecnológico que resultaram na criação de biomateriais sintéticos e implantes customizados em máquinas 3D. “Mesmo com a pandemia tivemos resultados interessantes e retorno de grupos importantes na Odontologia de o quanto essa tecnologia se mostra viável e confiável”, afirmou Samy Tunchel.
O objeto tridimensional é fabricado de dentro para fora a partir de sucessivas camadas, possibilitando a criação de detalhes anatômicos. “Os implantes endo-ósseos são feitos a partir de pó de titânio. Depois de muitos anos de estudo e testes com o Instituto Militar de Engenharia conseguimos criar implantes capazes de suportar a carga mastigatória”, relatou.
Integração óssea
O Cirurgião-Dentista convidado destacou outras qualidades do material. Segundo ele, a matéria-prima utilizada no implante é fundamental na estimulação de tecidos vivos. Estudos científicos apontam que o tecido que mimetiza a anatomia óssea é benéfico à ósseo- integração. “Esses implantes têm uma macrogeometria que permite uma estabilidade primária importante, permitindo o crescimento ósseo por cima do implante”, explicou.
Além dos implantes por manufatura aditiva, que se mostram bem menos onerosos do que no passado, a empresa paulista desenvolve biomateriais como enxertos ósseos e uma membrana 100% sintética e reabsorvível de alta resistência. A Plenum também é a primeira fábrica da América Latina a produzir blocos customizados de biomaterial cerâmico com tecnologia 3D. “Hoje, sabemos que é possível fazer algo inovador e de qualidade com condições viáveis para o mercado brasileiro”, afirmou o Cirurgião-Dentista, que terminou sua fala convidando os colegas a conheceram as instalações da Plenum num futuro próximo.