Atendimento humanizado na Odontologia

Imagem

Não faltam relatos de pessoas que sofreram algum trauma ou experiência ruim na cadeira do Cirurgião-Dentista. E pior, em função disso, ficaram com medo de voltar ao consultório (odontofobia) e dificuldade de enfrentar novos tratamentos. A solução para o profissional amenizar ou afastar essa experiência negativa dos seus pacientes é o atendimento odontológico humanizado. Mostrar na prática que a ida ao consultório pode ser diferente, oferecendo um acolhimento pleno desde a recepção ao tratamento, ajudará a tirar do dentista “o papel de vilão” na vida de alguns pacientes.

Entende-se por atendimento humanizado respeitar a individualidade e a sensibilidade de cada um, tendo em vista que cada paciente sente as dores de forma diferente. “A gente vê que muitos profissionais que classificam esses pacientes como chatos ou difíceis de serem atendidos. O Cirurgião-Dentista tem que se colocar no lugar do paciente. Um bom exercício é pensar em tudo que sente quando o próprio profissional está sentado na cadeira para atendimento odontológico”, propõe Dr. Marcelo Castellano, coordenador da Especialização em Implantodontia com Ênfase em Reabilitação Oral da UNIABO-PR.

Outro ponto importante a ser observado é que, diferente da Medicina, na Odontologia se trabalha com o paciente acordado, por isso, é preciso obter a cooperação dele, ao mesmo tempo considerar que existem vários aspectos incômodos no atendimento: salivar bastante, ficar com a boca aberta durante muito tempo. “Cada pessoa vai se incomodar de forma e intensidade diferentes. Vamos ter pacientes mais colaborativos e outros menos. Isso faz parte do nosso dia a dia. Não adianta só oferecer um atendimento de excelência técnica, precisa ser também individualizado e humanizado para suavizar essas dificuldades que a profissão impõe aos nossos pacientes”, ensina.

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »