Quantas vezes o Cirurgião-Dentista se decepciona ao perceber que o paciente não valorizou o resultado final do tratamento, tão difícil de ser alcançado? E ainda ouvir que o orçamento está muito caro. Um bom caminho para lidar com essas situações é refletir que é possível você ter falhado em alguns aspectos ao longo do atendimento.
Por exemplo, não ouvir e entender verdadeiramente “a boa e velha queixa principal”, que deve ser contemplada no planejamento e na execução do tratamento. Muitas vezes, o próprio profissional permite que o paciente tenha expectativas irreais de resultados, sem conseguir transmitir a ele a individualidade do seu tratamento.
Diante de atendimentos mais complexos é melhor reduzir a expectativa do paciente e, ao final, surpreendê-lo positivamente, do que o contrário. “Independente de sua especialidade, experimente essa abordagem clara e honesta desde o início, evite palpites prematuros, e certamente terá mais satisfação dos seus pacientes”, ensina o Dr. Luiz Renato Castellano, coordenador do curso de Aperfeiçoamento de Implante e Prótese sobre Implante – Fases Protética e Cirúrgica da UNIABO-PR.
Outro problema frequente, segundo o Cirurgião-Dentista, é o profissional não estar confiante para determinar o diagnóstico e prognóstico do tratamento e acabar transmitindo essa insegurança ao paciente. Nesse caso, o especialista indica que sejam feitos uma anamnese e avaliação clínica mais detalhada, complementadas por fotografias e exames de imagem que podem dar a segurança necessária para realizar o diagnóstico e o plano de tratamento.