Novembro Azul chama a atenção para o cuidado com a próstata e a saúde dos homens

04

Neste mês, a ABO-PR fortalece a Campanha Internacional de Conscientização contra o Câncer de Próstata – Novembro Azul. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a cada dia 42 homens morrem em decorrência desta doença e aproximadamente 3 milhões vivem com este problema, sendo essa a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil.

São estimados para este ano 68.220 novos casos, segundo o Inca. Frente a essa realidade, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) inicia mais uma edição da campanha Novembro Azul, que chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e também para a saúde do homem de forma global.

Com o tema “Seja herói da sua saúde”, o Novembro Azul da SBU tem como padrinhos o chef e apresentador do programa MasterChef Henrique Fogaça e o ex-jogador de futebol Zico. Ambos não têm medo nem preconceito com os exames da próstata – que englobam uma avaliação do risco pelo urologista, seguida pelo toque retal e a dosagem de PSA – e aceitaram de imediato o convite da Sociedade.

O início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos e, naqueles da raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. Os exames deverão ser realizados após uma análise dos fatores de risco pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente.

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »